top of page

Racismo e capacitismo: preconceitos que caminham lado a lado.

De um lado o racismo, de outro, o capacitismo e o preconceito dos dois lados.

A primeira imagem choca-nos. Pensar que um dia o racismo viu-se tão certo e protegido a ponto de ser escancarado dessa forma nos faz refletir sobre um passado violento, escravocrata e que desejamos cada dia mais distante de nós.

Entretanto, a segunda imagem, embora deixe a maioria chateados, nem sempre causa a repulsa que merece. Muitos pensam: "poxa, que pena", "vamos ajudar a subir". Poucos sentem a devida repugnância que a imagem merece.

É preciso pensar que toda vez que alguém mantem um espaço ou um estabelecimento que nega acesso, está colocando uma placa na porta dizendo "pessoas com deficiência não entram". Sim! É exatamente a mesma coisa.

Se eu não penso no acesso, se eu não ligo para o acesso, se não me preocupo com o acesso, eu parto do pressuposto que a vida e o ingresso dessas pessoas não importa.

Não, não é um exagero dizer isso. E se você acha um exagero, comece a pensar na possibilidade de que você também pode se tornar uma pessoa com deficiência ao longo da vida e vai desejar ter sua vida igualmente plena (saiba que 70% das pessoas com deficiência física no Brasil adquiriu a deficiência ao longo da vida - dados PNS 2013).

Dessa forma, amigos, a mensagem do dia 21 é:

"Olhem atentamente e descubram quais são as barreiras, as derrubem e incluam."

Vale para qualquer deficiência... é só ficar atento!

Sigamos na luta...

#paratodosverem card com fundo preto, onde se vê duas imagens no centro. A primeira imagem é de dois bebedouros no Mississipi antigo, onde se lê em um escrito "white" e no outro escrito "colored". A segunda imagem é de um homem parado, em uma cadeira de rodas, em frente a uma escada e impossibilitado de subir. O homem está com as mãos na cabeça, como se estivesse desapontado. Na parte de cima do card em letras verdes se lê: "O QUE ESSAS IMAGENS TEM EM COMUM?" Na parte de baixo da imagem está escrito: "TUDO"! Mais embaixo com letras menores se lê: "Dia 21 de setembro: dia nacional da luta da pessoa com deficiência. Setembro verde." Do lado esquerdo da imagem a logo do Escritório Adriana Monteiro Advocacia e Consultoria Jurídica. Fim da descrição. #Pcd#setembroverde#21desetembro#deficiencia


Comments


bottom of page